A Comissão Europeia autorizou os acordos estabelecidos entre a T-Mobile e a mmO2 - respectivamente, as filiais para a área móvel da Deutsche Telekom e da BT - para partilhar as novas redes de telefonia móvel de terceira geração, ou UMTS.



A MMO2 e a T-Mobile concordaram pagar a meias a infra-estrutura do UMTS na Alemanha, apesar de na Grã-Bretanha terem repartido o território para instalar as suas redes. Deste modo, cada uma comercializará os seus serviços em separado.



A Comissão Europeia estabeleceu um prazo para que outros operadores coloquem as suas observações, ainda que os analistas e as empresas considerem que Bruxelas abre um antecedente que originará a recomposição do mapa das telecomunicações na Europa (ver Notícias Relacionadas).



O executivo europeu salientou que a aprovação final dependerá dos argumentos apresentados pelas outras operadoras. Mario Monti, comissário europeu para a Concorrência, advertiu que esta é uma aprovação provisória. "A decisão definitiva só se verificará quando conhecermos as observações dos outros operadores", afirmou o comissário.



Também ontem, o jornal alemão Handelsblatt, citado pela publicação online Negócios, mencionava que a Deutsche Telekom estaria a considerar atrasar o lançamento do UMTS entre um a dois anos, ou até mesmo a cancelá-lo, de modo a manter as despesas anuais de capital abaixo dos 8 mil milhões de euros, não se sabendo se o parecer positivo dado agora pela CE poderá anular tais supostas intenções.



O grosso das operadoras europeias tem vindo a reclamar às autoridades a máxima flexibilidade para estabelecer este tipo de acordos de modo atenuar a crise que o sector vive.



Notícias Relacionadas:

2002-08-28 - União Europeia poderá permitir partilha de redes de terceira geração

2001-06-12 - British Telecom e Deutsche Telekom fazem parceria para redes de UMTS

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.