A comunicação através de sistemas holográficos continua a ser testada graças à conetividade 5G. Com uma distância de cerca de 400 quilómetros, o jogador e capitão do Sporting CP, Sebastián Coates, fez uma palestra muito especial a 20 crianças, com idades entre os 9 e 11 anos da Escola Academia Sporting de Viana do Castelo. A ação surpresa aos jovens jogadores do Sporting, serviu como palestra motivadora para o início da temporada, com direito a perguntas e respostas.

O holograma foi projetado em direto do Estádio de Alvalade, através de uma ligação 5G da NOS, com uma latência de 10 milissegundos. Para se conseguir a ligação foi instalada uma infraestrutura tecnológica e cénica tanto em Lisboa como em Viana do Castelo. Uma câmara HD captou as imagens, sendo trocadas de forma instantânea entre as duas localizações. A NOS reforça que a operação requereu apenas uma infraestrutura móvel, mais simples e rápida.

NOS 5G holograma Sporting

“Graças às infinitas possibilidades desta tecnologia, foi possível encurtar distâncias – neste caso 400 quilómetros – e levar o Sebastián Coates a Viana, possibilitando a estas crianças conhecerem de perto o seu ídolo sem ele sair do estádio de Alvalade”, disse Daniel Beato, Administrador da NOS. Já o Administrador da Sporting SAD, André Bernardo, faz a comparação com o que se via em filmes como Star Wars e Star Trek, em que os hologramas eram ficção que hoje se tornam realidade graças ao 5G.

Para o jogador do Sporting, a tecnologia e o 5G ajudam a resolver o problema de indisponibilidade dos jogadores se deslocarem para estar com os fãs, neste caso, inspirar os talentos futuros, devido aos jogos e treinos do campeonato. “As potencialidades são imensas para levarmos a emoção do futebol e do Sporting CP a todos, e de uma forma personalizada”.

Esta não é a primeira vez que o Sporting utiliza o 5G da NOS para se conectar aos seus fãs. Em maio de 2021, depois de vencer a Liga NOS, a celebração dos jogadores também foi transmitida em tempo real e de forma imersiva. A operadora diz que continua a fazer testes para utilizar o 5G em prol do entretenimento e eventos desportivos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.