Várias fabricantes e operadoras móveis comprometeram-se no Mobile World Congress de Barcelona a trabalhar na produção de um carregador universal para telemóveis, ou seja, compatível com qualquer modelo que saia para o mercado.

O modelo de carregador escolhido será o micro-USB já utilizado em alguns telemóveis como o Blackberry Storm, Motorola, Nokia e LG e deverá chegar ao mercado até 2012, altura em que todos os telefones terão entrada de alimentação igual.

Para além de simplificar o mercado, esta iniciativa tem um outro propósito associado: a poupança de energia. Em causa está o facto de os novos carregadores serem concebidos a pensar na protecção do meio ambiente e na emissão de CO2. Como tal, estarão preparados para reduzir em 50 por cento o consumo energético face aos gastos dos actuais carregadores.

A iniciativa conta com a colaboração de 17 empresas, entre as quais a Nokia, Motorola, LG, Sony Ericsson, Samsung e Qualcomm. Da parte das operadoras, os contributos partem da Orange, 3 Group, AT&T, KTF, Mobilkom Autriche, Telecom Italia, Telefónica, Telenor, Telstra, T-Mobile e Vodafone.