Todos os telefones móveis vendidos na Europa a partir de 2011 terão de ter uma entrada que lhes permita usar o mesmo tipo de carregador, informou esta sexta-feira a Comissão Europeia. A medida agora anunciada era esperada, já que o processo foi iniciado há alguns meses atrás.

A medida tem vindo a ser falada desde a edição de 2009 do Mobile World Congress, quando várias fabricantes se comprometeram em disponibilizar modelos compatíveis com estes carregadores. Em Outubro foi a vez da International Telecommunication Union (ITU), a agência da ONU para o sector, dar o seu aval para o desenvolvimento e adopção do chamado carregador universal.

Para além de simplificar o mercado, acabando com as dezenas de carregadores diferentes para as várias marcas e modelos, esta iniciativa tem um outro propósito: diminuir o impacto ambiental que a produção e utilização destes periféricos implica. Calcula-se que anualmente se tornem inúteis cerca de 51 mil toneladas de carregadores.

Os futuros carregadores universais deverão também reduzir em 50 por cento o consumo energético face aos gastos dos dispositivos actuais, garantem os promotores do conceito.

"O desenvolvimento das normas técnicas para garantir a compatibilidade e a segurança dos novos carregadores universais está a avançar bem", referiu um porta-voz do executivo comunitário, citado pela AFP. "Esperamos que os consumidores possam usar o mesmo carregador em todos os telemóveis vendidos na União Europeia a partir do início de 2011", acrescentou.

Os novos carregadores conservarão as diferentes marcas, mas poderão ser utilizados num qualquer telemóvel através de uma entrada micro-USB com a qual estão dotadas as novas gerações de telefones. Os terminais mais antigos vão necessitar de um adaptador.