Depois do roaming é agora a vez das tarifas aplicadas pelos operadores móveis dentro do seu país. A Comissão Europeia já tinha alertado para enormes assimetrias entre valores praticados pelos operadores móveis nas tarifas de terminação. Agora decidiu actuar e lançou uma consulta pública que até 3 de Setembro vai ouvir o mercado sobre as mudanças que devem ser feitas. O objectivo de Viviane Reding é conseguir descer em 70 por cento os custos das chamadas num período de três anos.



Em comunicado, a Comissão Europeia revela os resultados de um trabalho comparativa que permitiu perceber as diferenças entre preços praticados nos vários países. Os dados mostram que os preços variam entre os 0,02 euros por minuto no Chipre e os 0,18 euros na Bulgária e são nove vezes mais caros que os aplicados às tarifas de terminação nas chamadas fixas, que em média custam 0,0057 euros por minuto.



"As discrepâncias nas taxas de terminação europeias entre comunicações fixas e móveis são sérios entraves à criação de um mercado único das telecomunicações que beneficie a concorrência e os consumidores", defende Viviane Reding.



Estudos divulgados pela Comissão mostram que existe uma subsidiação das comunicações móveis pelas fixas, suportados pelo cliente, que em última instância é quem paga, que entre 1998 e 2002 se fixou nos 19 mil milhões de euros tendo em conta apenas os mercados do Reino Unido, Alemanha e França. Numa chamada fixo-móvel a tarifa em questão é aquela que é aplicada pelo operador móvel ao operador fixo pela ligação à sua rede.



Na consulta pública o objective é recolher inputs para criar um modelo diferente daquele que é hoje aplicado. Uma recomendação é esperada para Outubro.



Notícias Relacionadas:

2007-11-27 - CE quer baixar custos de terminação das chamadas fixas e móveis em 2008