É hoje inaugurado em São Salvador, na Baía, um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Software sob a chancela da PT Inovação Brasil.

A cerimónia conta com a presença de Zeinal Bava e assinala a aposta da operadora na evolução de uma plataforma de suporte a serviços de voz, dados e multimédia com controlo em tempo real das comunicações móveis e fixas utilizadas, entre outras operadoras, pela TMN e Vivo, que a Portugal Telecom detém em 50 por cento com a Telefónica, avança a imprensa brasileira.

O projecto, que conta com a parceria da Universidade da Baía, envolve ainda um acordo com o governo do mesmo estado brasileiro para a implementação da estrutura na Tecnovia, um pólo de desenvolvimento onde se situarão institutos de I&D das áreas de biotecnologias, energia e TIC.

Segundo a imprensa local, a Portugal Telecom deverá contratar, numa primeira fase, 50 colaboradores qualificados para o centro de investigação, número que será alargado aos 150 funcionários nos próximos três anos.

Os trabalhos da estrutura basear-se-ão essencialmente na construção de plataformas tecnológicas nas áreas de billing e negócios em tempo real, que permitam o acompanhamento de todas as chamadas feitas e recebidas pelos clientes das operadoras. A ideia passa ainda pelo desenvolvimento de soluções criadas em solo brasileiro, a clientes do país e a outros a nível internacional.

Numa segunda fase, espera-se que a acção do pólo de desenvolvimento passe pela criação de um sistema convergente de tarifação de voz e dados em tempo real para assinaturas pós ou pré-pagas, referiu Alcino Lavrador, presidente da PT Inovação à imprensa brasileira.

Por enquanto, ainda não é conhecido o investimento da Portugal Telecom neste projecto. Os valores deverão ser conhecidos mais tarde, pela altura da inauguração do Centro.