
Está marcada para esta quarta-feira a inauguração oficial do Global Networks Solutions Center (GNOC), mas o centro mundial de serviços da Nokia Siemens Networks para redes de telecomunicações, instalado em Portugal, já funciona em pleno há seis meses.
De momento soma 600 trabalhadores "altamente qualificados", um número que poderá duplicar no futuro, segundo os responsáveis. "Estamos em fase acelerada de contratação: cerca de duas dezenas de pessoas mensalmente", disse em entrevista à agência Lusa o director da Nokia Siemens para o sul da Europa, João Picoito, lembrando os apenas 180 trabalhadores previstos inicialmente no protocolo celebrado com o Governo português.
A grande maioria - entre 80 a 90 por cento - dos quadros são portugueses, mas devido à sua abrangência global, além do português, o centro comunica em espanhol, inglês, alemão e francês.
Focado sobretudo nos mercados europeus, é o GNOC que monitoriza as operações em redes das grandes operadoras de telecomunicações, entre elas, a Portugal Telecom, a Vodafone e a Sonaecom.
"Este centro foi uma grande aposta da Nokia no nosso país reconhecendo-lhe a capacidade que tem para inovar e a qualidade do trabalho. É o maior investimento em massa cinzenta nos últimos tempos em Portugal", frisou João Picoito.
O responsável faz um "balanço muito positivo" dos seis meses de desempenho do centro, anunciado em Junho de 2007, e frisa que "os gestores estão confiantes" no seu crescimento, já que "tem uma reserva de espaço físico para poder crescer em mais de 50 por cento".
Este é o segundo centro deste tipo da Nokia no mundo, além do que já existe na Índia, na cidade de Chennai, e integra quatro centros de manutenção e integração de redes, assistência técnica e operações em redes de telecomunicações.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários