A Portugal Telecom e a TMN estão a levar a cabo uma campanha onde desafiam os seus clientes a ajudarem as vítimas do terramoto no Haiti. Quem ligar para o número criado para suportar esta Campanha de Solidariedade PT, a partir do telemóvel ou da rede fixa, gasta 60 cêntimos (mais IVA) com a chamada, que serão doados a Organizações Não Governamentais com missões no terreno.

As ONGs beneficiárias das receitas angariadas com a campanha serão a AMI, Cruz Vermelha e Médicos do Mundo, que irão converter estas verbas em bens de primeira necessidade, como géneros alimentares, medicamentos ou abrigos, descreve um comunicado de imprensa.

Os clientes da operadora interessados em participar na campanha devem ligar o 760 206 206 para assegurar o seu contributo.

Outra empresa portuguesa, uma iniciativa diferente. A Altitude Software divulgou que está a trabalhar com a Cruz Vermelha espanhola para melhorar a resposta da instituição a todas as ofertas de ajuda que chegam aos seus centros de atendimento.

A empresa portuguesa de tecnologia para centros de contacto está a ceder software, equipas de apoio especializado e uma central telefónica adicional "para duplicar muito rapidamente o número de agentes voluntários mobilizados para o centro de atendimento", explica também um comunicado de imprensa.

A mesma fonte acrescenta que a instituição já era utilizadora das soluções tecnológicas da Altitude.

No país vizinho a Cruz Vermelha conta com 148 mil voluntários, sete mil funcionários e 627 mil sócios.

Várias outras organizações têm anunciado apoio às vítimas do terramoto que esta semana abalou o Haiti provocando um número ainda indeterminado de mortos e feridos. A Panasonic é uma das tecnológicas nessa lista internacional de benfeitores e anunciou hoje um donativo de 75,3 mil euros.