O ministro da informação chinês aprovou na quarta feira passada a utilização das normas 3G europeia (WCDMA) e norte-americana CDMA2000) no país, alargando as opções das empresas de telecomunicações móveis para a implementaçõa de redes de terceira geração.

"Vamos permitir aos operadores que escolham qual [a norma] que querem usar. MAs será o governo que decide quantas licenças de terceira geração são emitidas", diz Xi Guohua, vice ministro da informação, citado pela agência Xinhua.

A China tinha desenvolvido já uma norma específica para o 3G, designada TD-SCDMA, que desveria ser implementada nas redes dos operadores móveis a tempo das olimpiadas de Pequim em 2008. Os quatro operadores principais da China - China Netcom, China Telecom, China Mobile e China Unicom - já estavam a fazer investimentos nesta área, mebora até agora não tenham sido atrabuidas quaisquer licenças.

A falta de interesse dos fabricantes de equipamentos em produzir terminais que usassem a norma TD-SCDMA pode estar na base desta mudança de estratégia. até sgora só a Motorola e a Samsung Electronics estavam a desenvolver terminais.

Notícias Relacionadas:

2006-12-04 - Tecnologia chinesa para 3G pronta para uso comercial