O ministro chinês da Indústria e Informação, Wu Jichuan, anunciou hoje que o governo pretende dividir a empresa China Telecom. A criação de dois segmentos, um para o Norte e outro para o Sul do país, parece ser a solução encontrada.




Após a reestruturação, serão seis as empresas responsáveis pela rede de telecomunicações chinesa: China Telecom, China Netcom Jitong, China Mobile, China Unicom, China Railcom e China Satellite Communications.



A nova China Telecom ficará encarregue das 20 províncias do sul do país, enquanto que a empresa responsável pelas 10 províncias do norte resultará de uma fusão entre a China Telecom, a China Netcom e a Jitong Communications. Embora não se saiba ainda a partir de que data será efectiva a divisão, Wu Jichuan assegura que as autoridades chinesas estão já a definir os termos da transição, onde se incluem aspectos como a formação de equipas de gestão, as transferência de bens e ajustes a realizar nas redes de telecomunicações.



O ministro chinês revelou ainda à agência de notícias Xinhua, que esta reestruturação não incluirá os serviços móveis, o que significa que a empresa responsável pelo Norte da China não possuirá os direitos para operar neste sector. Apenas os negócios da actual China Telecom serão divididos.



A decisão fará com que as fornecedoras de serviços móveis China Mobile e China Unicom não enfrentem nova concorrência. Todavia, existem alguns rumores no mercado de que serão emitidas nova licenças de serviços móveis em associação com a reestruturação da China Telecom, de modo a atrair futuras IPO (Oferta Publica Inicial).



Notícias Relacionadas:

2001-08-29 - Motorola e China Unicom em acordo GSM de 260 milhões de dólares

2001-07-30 - Cisco fornece rede de comunicações móveis na China


2001-04-16 - Utilizadores de serviços móveis duplicam na China