Os utilizadores de telemóveis chineses enviaram durante o mês de Janeiro 15,6 mil milhões de mensagens escritas (SMS) o que representa um aumento de 91 por cento, face aos valores registados no mesmo período do ano passado. Os dados divulgados pela agência noticiosa Xinhua e reproduzidos pela France Press sublinham a existência de quadras festivas, ao longo do mês de Janeiro, como uma das principais razões para o fenómeno.



A tecnologia tornou-se bastante popular na China em grande parte devido ao seu baixo custo e eficiência, motivos que também contribuíram para o seu desenvolvimento rápido no resto do mundo embora com resultados menos significativos.



A China é hoje o maior mercado mundial móvel de comunicações GSM com 250 milhões de utilizadores de telemóveis, segundo revelam dados fornecidos pelas operadoras locais, apurados recentemente. O número fornecido pelos operadores corresponde a um quarto do total de utilizadores GSM a nível mundial.



Em média uma mensagem SMS é cobrada na China por cerca de 0,001 dólar. Nas comunicações fixas o número de clientes é igualmente significativo com 270 milhões de linhas registadas um valor que, ainda assim, já foi ultrapassado pelo número de utilizadores de telemóvel.



Notícias Relacionadas:

2004-02-06 - China soma um quarto do número mundial de clientes GSM


2003-07-04 - China prepara-se para disputar liderança da indústria de telemóveis