Podem ser adquiridos desde o início desta semana os dispositivos electrónicos de matrícula (DEM), que permitem beneficiar do regime de descontos e isenções previsto nas auto-estradas que vão passar a ser pagas.

Os chips para circular nas SCUT podem ser comprados por 25 euros, caso o cliente decida aderir ao extracto electrónico, ou por 27 euros, nos restantes casos.

Os novos dispositivos estão de momento apenas à venda nas lojas da Via Verde, aguardando-se para breve a sua disponibilização nos balcões dos CTT, onde o mecanismo de pré-reserva está operacional desde o Verão do ano passado, mas que ainda não tem data para o início da comercialização. De momento, segundo explicou a assessoria de imprensa em declarações ao Diário de Notícias, "ainda estão a ser finalizadas as negociações com o fornecedor".

Para os utilizadores do sistema Via Verde não há mudanças, uma vez que os actuais identificadores também cumprem os requisitos exigidos para circular nas SCUT, não havendo necessidade da sua substituição.

Além do chip e da Via Verde, são igualmente alternativas de pagamento para circular nas SCUT um dispositivo temporário e o pós-pagamento.

Recorde-se que a cobrança de portagens nas auto-estradas SCUT no Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata começa já a 15 de Outubro e nas restantes auto-estradas do País a cobrança deverá ser feita até 15 de Abril de 2011.

O calendário final para a introdução de portagens e respectivos procedimentos só foi aprovado no início do mês, depois de alguns adiamentos. Ficou então estabelecido que o DEM só é obrigatório para os utilizadores que queiram beneficiar dos descontos e isenção.

Populações e empresas locais podem ter acesso a descontos nas SCUT que partem da isenção de pagamento nas dez primeiras viagens de cada mês e seguem para descontos de 15 por cento a partir da 11ª utilização.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.