Swindon é uma cidade inglesa com cerca de 186 mil habitantes e todos eles vão passar a ter Internet gratuita, através de um rede Wi-fi a instalar até Abril de 2010. Os visitantes também poderão aceder à rede, pagando consoante a utilização solicitada.

Os responsáveis pela iniciativa, apresentada hoje, dizem que se trata da primeira cidade inglesa a oferecer um serviço com estas características.

O investimento de 1 milhão de libras, cerca de 1,13 milhões de euros, prevê a instalação de 1.400 pontos Wi-fi espalhados pela cidade, e será possível graças a uma parceria com dois investidores privados, Mustafa Arif, da aQovia, e Rikki Hunt.

O projecto fica a cargo da Digital City UK Lda, constituída para o efeito e detida em 35 por cento pelos órgãos do poder local. Apesar de os habitantes não pagarem pelo uso do sinal, os responsáveis esperam obter retorno económico com a oferta de serviços diferenciados, mediante pagamentos adicionais e com a expansão para outras localidades.

O acesso à rede é gratuito mas o uso tem limitações. Os residentes terão a possibilidade de fazer upgrades de serviço até aos 20 Mb, por mensalidades "significativamente mais baixas" do que as praticados pela maioria dos fornecedores de banda larga, afirmam os promotores da iniciativa, citados pela imprensa internacional. Quem visita a cidade também poderá fazer uso da rede, pagando de acordo com a utilização que fizer.

Para além do acesso à Internet sem fios, o projecto prevê a disponibilização de outros serviços através da rede, como informação em tempo-real sobre os consumos de electricidade e monitorização da qualidade do ar.

A rede começa a ser instalada no início do próximo mês e deverá estar completa em Abril de 2010, cobrindo toda a cidade.