A Cisco apresentou um novo programa de parceiros dirigido ao mercado de Pequenas e Médias Empresas (PMEs), para a região EMEA - Europa, Médio Oriente e África (EMEA), assim como um conjunto de soluções e a reorganização da equipa de vendas focalizada neste segmento de mercado.



Para suportar a rede de parceiros no processo de comunicação com os clientes do segmento PME (definido a nível internacional como SMB - Small and Medium Business) a Cisco apresentou um conjunto de soluções SMB Class que contemplam guias de soluções à medida com apresentações de vendas e documentação de suporte fundamentais na "preparação das PMEs para a construção de redes seguras, fidedignas e flexíveis que podem ser facilmente escaláveis e rentabilizadas em termos de custos acompanhando", avança um comunicado.



Segundo o mesmo documento, serão disponibilizados ao longo dos próximos doze meses vários produtos que endereçam estas preocupações e que podem surgir de forma combinada com produtos já existentes, "através de uma interface de comunicação estandardizada", explica ainda o documento.



No âmbito desta reorganização para o mercado de PMEs o programa SMB Select Partner e a reorientação das equipas de vendas são também dois aspectos fundamentais. Assim, o novo programa de parceiros, que será lançado antes do próximo ano fiscal, passa a distinguir os parceiros de canal da Cisco que centram o seu negócio na venda para o mercado de PMEs e que contarão com o apoio das equipas de vendas no desenvolvimento de planos de marketing, gestão de oportunidades de vendas, etc.



Este apoio, segundo o comunicado, será da responsabilidade das unidades de Territory Market Managers (TMM), que terão como objectivo central "criar uma proximidade ao nível regional através da gestão de um conjunto de oportunidades de possíveis contas num determinado território".



Os esforços da Cisco dirigem-se a um mercado que está avaliado em 3,7 mil milhões de dólares e que contempla empresa entre os 20 e os 249 empregados. A empresa, que endereça este segmento de mercado deste 2001, acrescenta que os novos produtos e iniciativas apresentadas "foram desenvolvidas com o objectivo de dar seguimento a uma longa fase de pesquisa efectuada na região centrada na compreensão e cobertura de um mercado tão diverso como é o mercado das PMEs".



Notícias Relacionadas:

2003-11-11 - Cisco Systems avança com solução de telefonia IP para PMEs

2002-06-05 - Cisco dirige-se às PMEs com soluções económicas de VoIP