A Cisco apresentou esta manhã uma nova solução de telefonia IP dirigida ao mercado de PMEs. O Call Manager Express foi lançado internacionalmente em Itália há cerca de um mês e hoje apresentada ao mercado português por Massimiliano Caranzano, Business Development Manager da empresa.



Num encontro de parceiros, o responsável explicou que a solução se dirige a empresas com menos de 100 empregados que pretendam fazer a migração do tradicional PBX para uma solução integrada de telefonia IP. O CME centraliza num router a integração de soluções de segurança, serviços de voz, dados e distribuição de conteúdos com capacidade de gestão de toda a informação.
A Cisco destaca as economias na manutenção e gestão deste tipo de plataforma, para além da capacidade de monitorização de informação em tempo real e escalabilidade.



Sandra Freitas responsável pela área de PMEs da Cisco explicou ao TeK que o CME "está posicionado no mercado português como a solução ideal para uma empresa acima dos quinze, vinte empregados". É também nesta fasquia que o mercado de PBX é mais forte: "entre as 24 e as 50 linhas", explica a responsável, citando alguns estudos demonstrativos de que a maior fatia do mercado de PMEs ronda os 50 empregados. É aqui que a Cisco pretende chegar sem avançar, para já, estimativas relativamente ao número de clientes.



A responsável pelo mercado de PMEs avançou ainda que os sectores alvos do CME são o turismo, retalho, financeiro, media, publicidade, escritórios de advogados, entre outros.



A ONI é para já o único operador nacional a acompanhar a Cisco, disponibilizando o serviço aos seus clientes a partir de hoje. A empresa norte-americana mantém conversas com outros operadores nacionais, interessados em avançar com uma oferta nesta área, admitiu Sandra Freitas.



A Cisco conta actualmente com 53 referências nacionais na área da telefonia IP e no segmento de grandes clientes. Nesta área a empresa disponibiliza a solução Call manager, mais complexa e com maior número de funcionalidades. No entanto, a Cisco considera que o CME poderá ser vantajoso também para este tipo de empresas, sobretudo no que respeita às suas filiais de menor dimensão.



Notícias Relacionadas:

2003-11-11 - Convergência voz/dados perto da concretização nas WANs europeias


2002-06-05 - Cisco dirige-se às PMEs com soluções económicas de VoIP


2002-05-15 - Cisco introduz software para proteger redes IP de falhas