Portugal ultrapassou a barreira dos oito milhões de clientes de serviços móveis no final do primeiro trimestre deste ano. De acordo com o regulador nacional para a área das telecomunicações Anacom, as operadoras Optimus, TMN e Vodafone reuniam no final de Março 8,071 milhões de clientes, dos quais 78,5 por cento subscrevia serviços pré-pagos.



Comparando os primeiros trimestres de 2001 e 2002, o parque de clientes das três operadoras de telecomunicações móveis cresceu 16 por cento, reflectindo a angariação de 1,1 milhões novos aderentes. Com estes números, Portugal atingiu uma taxa de penetração de mercado dos serviços móveis de 77,9 assinantes por cem habitantes, mantendo-se assim acima da média europeia, que se situa nos 75,6.



Entre Janeiro e Março deste ano, foram originados nas redes móveis nacionais, e destinados a outras redes móveis e a redes fixas, nacionais ou estrangeiras, 2,2 mil milhões de minutos de conversação e 1,3 mil milhões de chamadas. Cada ligação durou por isso, em média, 97 segundos. De todo o tráfego iniciado, 67 por cento foi destinado à mesma rede.



No mesmo período, foram recebidas pelas redes móveis 843,6 milhões de minutos de tráfego e 485,8 milhões de chamadas. A duração média de cada chamada recebida foi de 104 segundos. Do total de chamadas recebidas 55 por cento foi proveniente de outras redes móveis.



No que respeita ao serviço de roaming, a Anacom constatou que durante o primeiro trimestre do ano os clientes das redes portuguesas geraram 29,2 milhões de minutos e 17,5 milhões de chamadas no estrangeiro, com cada ligação a durar, em média, 100 segundos.



Já os clientes de redes estrangeiras geraram 29,2 milhões de minutos e 16,5 milhões de chamadas através de roaming nas redes portuguesas. Cada chamada realizada em roaming no nosso país prolongou-se, em média, por 106 segundos.



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