
Um estudo divulgado pela Anacom revela que os clientes de serviços fixos de acesso à Internet são os mais satisfeitos. O reconhecimento de qualidade dos serviços fixos é ainda mais expressiva junto dos que tiram partido de um acesso móvel via pen USB e de um acesso fixo e podem comparar soluções.
Sem surpresas, os clientes de serviços fixos de acesso à Internet são também os que menos planeiam mudar de operador, ao contrário dos que usam banda larga móvel. Aí o estudo identificou que um terço pretende mudar de serviço.
Genericamente, há a perceção de que a Internet móvel é mais cara e tem menor qualidade. O facto de muitos a usarem está relacionado com a adesão a pacotes de serviços: um quinto dos utilizadores destes serviços chegou por essa via à banda larga móvel.
[caption][/caption]
Neste universo de clientes, o estudo mostra que um terço não tira partido do serviço - na maior parte dos casos (44%) porque não precisa. Entre os que usam como complemento ao fixo, um em cada sete ultrapassa o limite de tráfego mensal incluído na pen.
No entanto, metade dos utilizadores de serviços de acesso fixo à Internet não usa outros serviços, o que pode ser entendido como sinal de satisfação e valorização de aspetos como a velocidade e o tráfego. Entre os clientes de serviços móveis de Internet essa percentagem desce para um terço e junto de quem usa o telemóvel para aceder à Web desce ainda mais, para se fixar nos 10%.
Os dados também mostram que quem usa exclusivamente um acesso móvel à Internet (via pen USB) tira partido da tecnologia sobretudo em casa, como responderam 76%. Quando o acesso móvel é complementar, a utilização do serviço em casa baixa para 17,2%.
[caption][/caption]
Para 20% dos inquiridos não há uma razão especial que explique a escolha do prestador de serviços móveis de acesso à Internet. Quando há critério, o preço é o mais relevante (respondem 18,2%).
Nas ligações fixas, a escolha do prestador de serviços de acesso à Internet aconteceu para a maioria das pessoas (42,2%) no âmbito da adesão a um pacote de serviços. Já 28,9% tiveram mais em conta o preço do que outras variáveis de uma proposta double ou triple play.
O inquérito que apurou estes dados foi realizado entre junho e julho de 2011. Foram inquiridas 3.076 pessoas residentes em Portugal, com idade igual ou superior a 15 anos.
De sublinhar que embora os dados mostrem uma maior satisfação dos clientes com serviços fixos de acesso à Internet, são as ligações móveis que continuam a dominar. Dados apresentados recentemente pela Anacom, relativos ao último trimestre do ano passado, indicam que existiam em dezembro 2,9 milhões de ligações de banda larga móvel, para próximo dos 2,2 milhões de acessos fixos.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários