Um estudo levado a cabo pela Anacom para aferir a qualidade das comunicações móveis na rede ferroviária, concluiu que no GSM a cobertura garantida pelos três operadores apresenta valores mais satisfatórios do que no 3G, embora em ambos os casos os índices de cobertura estejam sempre acima dos 84 por cento.



Os dados mostram que no GSM a TMN é a operadora que garante melhores índices de cobertura, com a rede a assegurar comunicações em 89,3 por cento do eixo Braga-Porto-Lisboa-Faro. A Optimus apresenta os melhores resultados no 3G garantindo uma cobertura de 89,4 por cento, um valor que fica ligeiramente à frente dos índices apresentados pelas concorrentes TMN, com 87,2 por cento, e Vodafone, com 84,4 por cento.



No GSM os valores são globalmente mais elevados, com a Optimus a garantir cobertura de rede em 87,2 por cento do eixo ferroviário e a Vodafone em 87,3 por cento.



A pesquisa da Anacom também apurou que no eixo Lisboa-Braga a TMN é a operadora que apresenta melhores níveis de acessibilidade e de terminação de chamadas, com 95 e 94 por cento respectivamente. A Optimus tem os piores resultados com níveis de cobertura na ordem dos 80 por cento e de terminação de 78 por cento.



A situação inverte-se no eixo Lisboa - Faro onde é Optimus quem detêm os melhores resultados, seja nas chamadas efectuadas, seja nas chamadas terminadas. Em ambos os casos a operadora atinge os 96 por cento contra valores de 89 e 86 por cento das concorrentes TMN e Vodafone.



O documento analisa não apenas a cobertura das redes móveis nos eixos ferroviários como nos principais focos urbanos e eixos rodoviários. Nestas áreas de maior população as conclusões apontam para índices de cobertura satisfatórios. No GSM mantêm-se os valores já apurados no estudo de 2006 e que colocam perto dos 100 por cento a cobertura dos três operadores, sem grandes diferenças, enquanto no 3G são detectadas melhorias, sobretudo da TMN, que na análise anterior perdia na qualidade das comunicações em aglomerados urbanos para a Optimus e a Vodafone e agora conseguiu aproximar-se das concorrentes.



No que toca ao 3G o estudo atribui à Vodafone os melhores resultados no que se refere ao estabelecimento de videochamadas. A TMN apresenta os resultados mais baixos. Na análise relativa à qualidade da videochamada os três operadores apresentam resultados semelhantes.



Os resultados do estudo foram divulgados no sábado, dia em que CP e operadores móveis assinaram um acordo que visa um investimento de um milhão de euros na melhoria da cobertura móvel no troço ferroviário.



Notícias Relacionadas:

2008-05-16 - Alfa Pendular da CP terá serviço de comunicações móveis melhorado

2007-10-03 - PS quer melhor cobertura móvel nos troços ferroviários