A Colt Telecom, fornecedora de serviços em telecomunicações para empresas, anunciou em comunicado que é a primeira empresa a disponibilizar internacionalmente serviços ponto-a-ponto de Ethernet com diferentes larguras de banda sincronizada SDH (Synchronous Digital Hierarchy). A Colt consegue assim obter o maior alcance das cidades europeias através de um serviço de Local Area Network (LAN).



Reconhecendo a procura crescente de serviços de Wide Area Network (WAN) com base na tecnologia Ethernet - que deverão representar mais de 30 por cento dos serviços WAN até 2005 segundo as previsões da Gartner Dataquest - a Colt está a apostar nesta área. Por isso mesmo lançou dois novos serviços Ethernet, o EuroLANLink e o CityLANLink.



Estes serviços possibilitam às empresas a construção de uma infra-estrutura de rede unificada, com uma conectividade ponto-a-ponto flexível e eficiência de custos entre as localizações dos clientes numa rede que abrange 32 cidades europeias. Fazendo a ligação da WAN deste modo simplifica-se a gestão da rede, redução de custos dos equipamentos e facilita a adição um serviço de plug and play às infra-estruturas, disponibilizando largura de banda expansível, explica a empresa em comunicado.



De acordo com os dados da Colt Telecom, um número significativo de clientes prefere construir as suas próprias redes utilizando a Ethernet, apesar da maioria dos novos clientes da Colt Telecom prefere serviços IP VPN (Virtual Private Networks) como parte da sua solução. A empresa procura responder à procura de soluções Ethernet alargando o seu portfólio e reconhecendo que esta oferta poderá ser parte do processo que permite aos seus clientes avançar para soluções IP VPN enquanto utilizam as infra-estruturas existentes das suas redes.



"Existirão sempre clientes que desejam construir as suas próprias redes. A tendência é para fazer isto recorrendo aos serviços Ethernet e a COLT Telecom está a responder de modo adequado. Enquanto a maioria dos clientes novos da COLT Telecom requerem uma solução IP VPN baseada em MPLS, a simplicidade da Ethernet é igualmente atractiva, especialmente a redução potencial de custos que os clientes podem efectuar. O nosso objectivo é conduzir uma abordagem flexível com o nosso portfólio, permitindo aos nossos clientes combinar e interligar mais facilmente os serviços optimizando a respectiva solução", disse Daryl Szebesta, Director de Data Services e Sistemas de Outsourcing da COLT Telecom.



O director desta área da Colt conclui ainda que "a Ethernet é um protocolo reconhecido, mas ainda retém benefícios inexplorados para os clientes. O nosso foco é apoiar os clientes à medida que estes migram em direcção às soluções IP VPN, reconhecendo o quanto evoluídas estão as suas redes e servindo-os em conformidade. Com os produtos LANLink a COLT Telecom pode aumentar o seu excelente serviço ao cliente através dos acordos de nível de serviço competitivos e líderes na indústria".



Notícias Relacionadas:

2002-07-22 - NeverWire 14 permite criar rede na infra-estrutura eléctrica

2001-11-17 - Entrevista: COLT com fibra óptica para as grandes empresas portuguesas

2001-11-15 - Grupo COLT Telecom inicia actividade em Portugal