As operadoras de telecomunicações não devem continuar a apostar no fornecimento de conteúdos por si só se pretendem gerar lucro. Jaap Favier, director da área de pesquisa de mercados de consumo da Forrester Research, interveniente num dos painéis do Fórum Telecom & Media, evento promovido pelo jornal Diário Económico, defendeu que o ideal é combinar o seu core business, as comunicações, com esses mesmos conteúdos, em algo que denomina como "conversational content".



Os serviços de comunicação a que Favier chama de conversational content dividem-se em três áreas, segundo o responsável: a actual área dos serviços sociais, a área dos serviços expressivos - que dizem respeito à personalização e onde se inserem os toques de chamada ou os logos, por exemplo, e a área dos serviços funcionais, normalmente relacionadas com questões profissionais.



Tentando materializar as suas opiniões, o consultor da Forrester recorreu a alguns exemplos, contrapondo o sucesso do SMS ao fracasso do WAP ou citando o mercado japonês onde o êxito do sha-mail, um serviço da operadora J-Phone que permite a troca de fotografias entre telemóveis e que conta com quatro milhões de utilizadores contrasta com o insucesso do FOMA, o serviço de terceira geração móvel da NTT DoCoMo, que em 11 meses reuniu apenas 100 mil utilizadores.



Jaap Favier salienta ainda que os gastos em comunicações continuam a exceder as despesas em conteúdos, apesar da oferta da segunda área ser mais abundante, entre jornais, revistas, televisão, cinema, vídeo, música e jogos, indicando que enquanto a taxa de crescimento para os serviços de comunicação entre 1994 e 2000 foi de 12 por cento, a taxa de crescimento dos serviços de conteúdos foi de apenas um por cento. Rematou afirmando que face à panóplia de fontes que fornecem conteúdos, as comunicações têm muito menos concorrência. "Enquanto para obtermos conteúdos temos inúmeras alternativas, perante a necessidade de comunicar as hipóteses são sempre mais reduzidas", evidencia o responsável.



Notícias Relacionadas:

2002-07-18 - Japoneses preferem telemóveis com câmara incorporada

2002-04-09 - Problemas com direitos de autor poderão levar a graves perdas financeiras no MMS

2002-01-17 - Consumidores europeus preferem pagar por conteúdos em telemóveis do que em PCs