O upgrade da rede GÉANT vai contar com um financiamento de 93 milhões de euros da parte da Comissão Europeia, um pouco menos de metade das despesas totais para as melhorias da rede de comunicações para a Investigação e Educação que interliga 34 países na Europa. O contrato foi assinado em Bruxelas e deixa os restantes custos por conta dos países participantes na GÉANT.



Entre as melhorias previstas à infra-estrutura de comunicações que serve de base à interligação entre universidades e institutos de investigação contam-se serviços de performance elevada para utilizadores com necessidades mais avançadas e ainda a garantia de mobilidade e roaming para os cientistas que se deslocam no âmbito do seu trabalho.



Este upgrade na rede de investigação deverá melhorar a capacidade de inovar da ciência europeia, que se considera essencial para a produtividade e o crescimento na região, considerou o comissário europeu para a Sociedade da Informação, Olli Rehn, em comunicado.



"A partir do primeiro trimestre de 2005, a infra-estrutura de rede melhorada da GÉANT vai alargar os serviços de comunicações avançados, devendo impulsionar uma nova onda de inovação nas tecnologias de informação e comunicação, levando a um fornecimento de serviços de Internet mais eficientes e baratos aos cidadãos", acrescentou ainda em comunicado o comissário europeu.



O contrato agora assinado está em vigor até Setembro de 2008 e é financiado através do programa de Investigação e Desenvolvimento da União Europeia. Os parceiros nacionais da GÉANT, as National Research and Education Networks (NRENs), terão de assegurar os restantes mais de 50 por cento de fundos necessários para o projecto de upgrade.



Segundo a informação disponibilizada, a rede gerida pela DANTE vai utilizar uma arquitectura híbrida que combina a tecnologia de telefonia com a Internet, que permitirá estabelecer ligações ponto a ponto que garante a criação de redes privadas virtuais e ainda capacidades de roaming que permitem aos cientistas estarem ligados à GÉANT onde quer que estejam a trabalhar.

Notícias Relacionadas:

2004-04-27- FCCN abre concurso internacional para aquisição de fibra óptica para Rede Ciência