A Comissão Europeia está a preparar uma recomendação que se destina a diferentes áreas identificadas do sector das telecomunicações onde na sua opinião deverão ser impostas novas obrigações regulamentares.
De acordo com o noticiado pelo serviço de informação sobre investigação e desenvolvimento da União Europeia CORDIS, a recomendação irá incluir uma lista de mercados de produtos e serviços de telecomunicações nos quais a Comissão acredita que a concorrência não é efectiva e por isso deverá estar sujeita a nova regulação. Esta será apresentada às autoridades reguladoras nacionais, que ficarão responsáveis por identificar as empresas dominantes em cada um dos mercados específicos, avaliando se as mesmas asseguram essa efectividade da competição.
Entre as obrigações estão incluídas medidas de não discriminação e mais requisitos de ligação, como tarifas de acordo com os custos. A Comissão afirma que é esperado que estas provisões sejam progressivamente abandonadas à medida que se desenvolve a competição, deixando o sector sujeito a apenas regras de concorrência.
A Comissão deixa ainda indicado que pretende consultar tanto as autoridades reguladoras nacionais como as empresas em questão antes de fazer publicar a recomendação, de modo a assegurar que todos os participantes tenham oportunidade para dar a sua opinião sobre o assunto.
Notícias Relacionadas:
2002-02-14 - Conselho de Ministros dos 15 aprova pacote das telecomunicações para a UE
2001-12-10 - Parlamento Europeu discute aprovação de cinco directivas para as telecomunicações
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
DOOM: The Dark Ages é uma prequela da série passada num ambiente medieval negro -
App do dia
Já não consegue acompanhar o ritmo da sua agenda? Long Ago lembra-se de tudo por si -
Site do dia
Transforme o Chrome com novas ferramentas e widgets com a extensão Dashy -
How to TEK
Já pode pedir resumos de vídeos do YouTube ao Copilot. Conheça as novidades que chegaram ao Edge
Comentários