Reconhecendo a importância do acesso sem fios a redes de banda larga, através da tecnologia Wi-Fi ou W-LAN, a Comissão Europeia adoptou ontem uma recomendação para os Estados-membros simplificarem os processos para a utilização destas redes. A Comissão quer que os pontos públicos de acesso à Internet sem fios possam ser instalados sem condicionamentos específicos do sector das telecomunicações através do recurso a autorizações gerais.
As redes de banda larga sem fios são consideradas pela Comissão Europeia um suporte importante para o desenvolvimento da Sociedade da Informação pela facilidade de implementação em zonas como estações de comboio, aeroportos ou centros comerciais. A implementação destas redes é vista como um complemento importante ao esforço que está a ser feito para o desenvolvimento do acesso em banda larga à Internet.
O plano de acção eEurope 2005 destaca a necessidade de assegurar diferentes plataformas de acesso a redes em banda larga para o desenvolvimento da a Economia do Conhecimento. O novo enquadramento regulatório para as telecomunicações pretende também assegurar a colaboração entre os diferentes estados para a introdução destes serviços.
De acordo com a informação da Comissão Europeia, seguir-se-á agora uma segunda fase para a identificação das questões relacionadas com o espectro de rádio e a harmonização dos parâmetros de utilização de frequências, o que deverá acontecer em Junho depois da conferência da União Internacional de Telecomunicações.
Recorde-se que Portugal é um dos primeiros países da União Europeia a desenvolver uma iniciativa a nível governamental para a disseminação de hotspots. Coordenado pela UMIC (Unidade de Missão Inovação e Conhecimento), o projecto Campus Virtuais pretende criar pontos de acesso wireless nas Universidades e outras instituições de ensino superior portuguesa, conjugando este acesso com planos que facilitam a aquisição de computadores portáteis aos professores e alunos e ainda a publicação de mais conteúdos e serviços na Internet.
Notícias Relacionadas:
2003-03-10 - Europa com mais de 30 mil hotspots até 2007
2003-01-22 - Campus Virtuais facilitam acessibilidade às TIC no ensino superior
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot da Toyota regista recorde do Guinness no lançamento ao cesto mais distante -
Site do dia
Sentiu um sismo? Veja como pode verificar se houver um terramoto -
App do dia
Coromon: um clássico moderno no mundo mobile que continua a conquistar jogadores -
How to TEK
Não quer que a rede social X use os seus dados para treinar a IA? Saiba como desativar a conta
Comentários