A Comissão Europeia quer estimular a utilização da tecnologia Ultra Wide Band, como solução de banda larga sem fios para ligar vários equipamentos num reduzido espaço físico, como acontece cada vez mais em ambiente doméstico.



Com este objectivo o órgão executivo da UE avançou hoje com uma comunicação que elenca as condições para a utilização desta tecnologia. A medida é definida pela própria CE como um passo nos esforços de melhor gestão do espectro radioeléctrico, previsto no âmbito da Revisão 2006.



Na base da decisão estão um conjunto de estudos que apontam para a capacidade da tecnologia oferecer uma largura de banda na ordem dos 480 Mbits, um alcance médio de 10 metros, ter um baixo consumo energético e ser de utilização barata.



A UWB usa em simultâneo várias frequências rádio para se comutar aos vários dispositivos electrónicos ao seu alcance. Esta facilidade permite que as mesmas frequências estejam em simultâneo a ser usadas por outras aplicações, embora requeira uma utilização com níveis de consumo muito baixos para não gerar interferências.



Os 27 países da União Europeia têm agora seis meses para implementar as condições técnicas que constam da decisão hoje apresentada. Quando estiver finalizado, o processo a UWB pode ser uma alternativa para ligar laptops, telemóveis, cartões de memória, leitores de MP3 ou câmaras digitais em ambientes domésticos, ou empresariais.



Os estudos encomendados pela Comissão Europeia apontam para o surgimento de milhões de utilizadores desta tecnologia rádio em poucos anos. A comercialização no mercado dos primeiros produtos compatíveis ocorre ainda durante a primeira metade deste ano.



A chegada ao mercado de produtos UWB tem sido adiada por questões de interoperabilidade entre equipamentos de vários fabricantes, já que existem dois standards no mercado a dividir o apoio da indústria.



O UWB pode ser definido como um modo de transmissão de dados que será usado também na nova versão do Bluetooth, em fase de normalização. As condições técnicas de operação da UWB não cobrem todo o tipo de utilização possível da tecnologia mas a CE acredita que cobre 90 por cento do mercado, dirigindo-se especificamente para a utilização em aplicações electrónicas no mercado de massas.

Notícias Relacionadas:

2007-01-09 - Portégé R400 estreia Windows Vista Ultimate e Active Notification
2005-05-04 - Parceria com promotores do UWB pode acelerar Bluetooth até aos 100 MB