Com o objectivo de reduzir as diferenças existentes no espaço europeu entre a disponibilização de ofertas de acesso à Internet em banda larga nas zonas urbanas e rurais, a Comissão Europeia lançou uma consulta pública que pretende recolher contributos das várias entidades envolvidas. Os comentários podem ser enviado até dia 16 de Setembro e deverão concentrar-se nas medidas necessárias para aumentar a oferta em zonas de menor cobertura.



São convidados a participar com comentários e sugestões os Estados-membros, autoridades locais e regionais e também os cidadãos interessados, enviando os seus contributos para o endereço de correio electrónico infso-i2010@cec.eu.int.



Viviane Reding, Comissária europeia para a Sociedade da Informação e Media, lembrou em comunicado que "os europeus estão a ligar-se à Internet de banda larga de forma rápida, mas mantêm-se diferenças entre zonas urbanas e rurais na União europeia. A banda larga é crucial para a competitividade e o desafio de reduzir este gap deve ser endereçado de forma urgente".



A comissária convida ainda os governos dos Estados-membros onde esta diferença é mais evidente a agir rapidamente, numa coordenação estreita com a Comissão, reforçando as suas estratégias nacionais.



De acordo com dados de Janeiro de 2005, 90 por cento da população dos centros urbanos nos 15 estados da UE tinha acesso a ofertas de banda larga, mas nas áreas rurais a taxa descia para 62 por cento.

Notícias Relacionadas:

2005-06-06 - CE define pontos estratégicos para a Europa na Cimeira de Tunes