O pedido endereçado recentemente pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, à Comissão Europeia recebeu a aprovação de Viviane Reding.O porta-voz da responsável europeia pela pasta da Sociedade da Informação disse à Lusa que a solicitação portuguesa para a inclusão da banda larga móvel nas estatísticas europeias de penetração do serviço de Internet é um "pedido legítimo".

A alteração , que "a seu tempo" deverá ser aprovada pelo Comité europeu das Telecomunicações, vai permitir que Portugal suba na tabela dos 27 em taxa de penetração da Internet de banda larga, que até agora só considerava a tecnologia fixa.

O 13.º Relatório de Progresso sobre o mercado único das telecomunicações publicado em Março último, assinala que a taxa de penetração da banda larga (fixa) em Portugal aumentou em 2007 quase dois pontos percentuais, para 16,1%, mas o seu crescimento foi "um dos mais baixos" dos 27.

Incluindo a banda larga móvel, os números transmitidos à Comissão Europeia por Lisboa mostram que a taxa de penetração em Portugal em Janeiro de 2008 seria de 24,3 por cento, um valor superior à média europeia de 20 por cento, que não observa os serviços móveis.

Alguns Estados-membros não têm banda móvel ou ainda não têm estatísticas nacionais neste sector.

Notícias Relacionadas:


2008-03-19 - Oito países europeus superam penetração da banda larga dos EUA

2008-03-04 - Portugueses aderem em força à banda larga móvel

2008-02-26 - Portugal continua a subir nas tabelas de adopção da banda larga