O telemóvel e agenda pessoal Communicator da Nokia é já o mais popular na Europa, suplantando a Palm nas preferências dos europeus, que elegeram este equipamento como o primeiro a misturar com êxito um telefone e um computador portátil, segundo informações disponibilizadas pela agência de notícias Reuters. Apenas o seu preço, 799 dólares (906,52 euros ou 180 contos), parece desagradar alguns.



Na opinião de Andy Buss, analista no grupo de pesquisa britânico Canalys.com, trata-se de um aparelho que se pode utilizar como um verdadeiro organizer e que já domina cerca de 30 por cento da quota de mercado. Embora ainda não tenha sido autorizado pela Federal Communications Commission norte americana, a sua comercialização nos Estados Unidos está prevista para o Verão e espera-se um sucesso semelhante ao registado na Europa.



Mas, a questão neste momento é precisamente o porquê da entrada tardia no mercado norte americano. Os analistas referem que enquanto a Palm tem já tradição neste sector, a Nokia por seu lado é ainda muito mais associada ao mercado das comunicações móveis, sendo que a verdadeira transição deste fabricante para o sector dos equipamentos móveis nos Estados Unidos será sentida apenas no final do ano com a entrada das redes móveis capazes de serviços de Internet rápidos. Isto irá permitir um maior acesso ao serviço de correio electrónico e paginas Web e vídeo através de equipamentos móveis.



Entre as características do Communicator encontram-se a sua capacidade de funcionar como PDA, processador de texto, folha de cálculo e programas de edição de imagem. Pode ainda ler versões do Word, PowerPoint e Excel, e se ligado a um desktop tem a possibilidade de sincronizar dados entre os dois aparelhos, incluindo um Palm ou qualquer outro dispositivo móvel, e receber e enviar imagens de uma câmara digital.



A sua vantagem em relação a outros equipamentos da concorrência, nomeadamente, da Palm, Handspring e o iPaq da Compaq, parece ser o facto das suas funcionalidades trabalharem bem em conjunto. Por exemplo, a ligação à Internet não se desliga se entretanto o utilizador receber uma chamada, ou seja, aparece o número no monitor e este decide se atende desligando-se da Net apenas nesse caso.



O aspecto menos atractivo do Communicator para o mercado norte americano será o facto de este apenas funcionar com a rede móvel GSM – Global System for Mobile Communications – que apesar de ser a mais popular na Europa ainda é ultrapassada por redes norte americanas como a TDMA e a CDMA. Todavia, a rede GSM será em breve mais divulgada à medida que os operadores móveis AT&T Wireless e a Cingular Wireless desenvolvem estes sistemas.



Apesar da expectativa criada em torno do Communicator, a Nokia vai enfrentar forte concorrência já que se espera para este ano o lançamento do Treo – um telemóvel da Palm com organizer da Handspring e que irá custar 599 dólares (679,38 euros ou 135 contos) –, de novos modelos da Samsung e da Kyocera que incorporaram o sistema operativo da Palm, estando também previsto o lançamento de um telefone com um ecrã sensível ao toque da Siemens com o software Pocket PC da Microsoft.



Notícias Relacionadas:

2001-11-27 - Nokia mostra-se optimista nas previsões para o próximo ano

2001-10-11 - Nokia apresenta novo conceito de telemóvel de entretenimento

2001-06-21 - Nokia Communicator 9210 chega ao mercado

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.