As comunicações não fogem à regra dos muitos produtos e serviços cujos preços aumentam no início de 2012, e as subidas já começaram ontem. Neste caso as mudanças não estão relacionadas com a subida do IVA mas com o ajustamento à inflação e os aumentos rondam, em média, os 3,1% nos móveis, mas são mais expressivos na rede fixa.

O TeK já tinha feito as contas e reproduzido as informações disponibilizadas pelos operadores móveis e os operadores fixos, mas relembramos agora os números para que não seja apanhado desprevenido.

A Optimus e a PT foram as primeiras a avançar com os novos preços, e as chamadas nestas redes são mais caras desde ontem. Na PT os tarifários podem ser consultados aqui, onde pode verificar que o minuto de comunicações passa a ser taxado a 4 cêntimos - 0,0391 euros ao invés dos 0,0374 cobrados no ano passado -, depois do impulso inicial de 60 segundos que se mantém inalterado, continuando por isso a custar 9 cêntimos (0,0861 euros).

Na Optimus as mudanças fizeram-se também ontem para a rede móvel e a rede fixa. Os utilizadores de telemóveis da marca da Sonaecom passaram a pagar mais caro as chamadas em todos os planos de preço pré e pós pagos, como se pode ver no tarifário, enquanto os da rede fixa têm também novos custos a verificar aqui.

Os clientes da operadora móvel da PT só hoje começam a pagar mais caras as chamadas, que podem ser consultadas num único documento disponível online e que abrange todos os tarifários. Só o plano Moche (tal como o Yorn da Vodafone), escapa a esta actualização nos valores de carregamentos mínimos, mas os custos de comunicações sobem mais de 7% por minuto.

[caption]Nome imagem[/caption]

A Vodafone é a operadora que deixa para mais tarde a actualização de preços, prevista para o próximo dia 10 de Janeiro. A operadora tem também tudo bem explicado no seu site, com detalhe para cada um dos planos tarifários, como acontece por exemplo no Plano BEST.

[caption]Nome imagem[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador