Foi adiado o prazo da entrega de propostas para o concurso público que visa apoiar projectos que instalem, giram, explorem e assegurem a manutenção de redes de alta velocidade na zona centro do país.

As propostas para o concurso lançado em finais de Maio, durante a semana que o Governo dedicou à fibra óptica e à mostra de projectos na área das redes de comunicações de alta velocidade, podem agora ser entregues até dia 3 de Agosto às 16 horas. A sessão pública de abertura acontece no dia seguinte às 10 horas. O prazo inicial indicava que as propostas fossem entregues até 47 dias após a data de publicação do anúncio, ou seja, até à segunda semana de Julho.

Os concursos regionais para as redes de fibra óptica vão funcionar como um mecanismo de incentivo e apoio ao investimento em infra-estruturas para zonas do país economicamente menos apelativas para os operadores e que estão por agora fora dos seus planos de cobertura.

Serão abrangidas pela medida, que faz uso de fundos comunitários, as regiões Centro, Alentejo e Algarve, Norte, Região Autónoma da Madeira e Região Autónoma dos Açores, num total de 136 concelhos.

Quem concorrer têm de se comprometer a oferecer uma solução tecnológica que garanta um débito mínimo de 30 Mbps e que possa ser explorada por terceiros.