Mário Lino, ministro das obras públicas, transportes e comunicações do governo anterior, reeleito no Domigo, disse hoje à margem da cerimónia que assinala os 20 anos da regulação em Portugal, que está para breve a adjudicação do primeiro concurso lançado para apoiar projectos que levam as redes de nova geração à região centro do país. O primeiro dos vários concursos lançados visou a zona centro e será esse também o primeiro a ter resultados conhecidos, adiantou Mário Lino sem precisar datas.

O responsável, que participou na sessão de abertura do encontro organizado pela Anacom com um discurso de balanço dos principais marcos no sector das telecomunicações ao longo dos últimos anos, disse ainda à margem do evento que é possível que o concurso para escolher um novo prestador de serviço universal de comunicações seja lançado ainda este ano.

O procedimento tem vindo a ser adiado por não estarem reunidas todas as condições necessárias para o seu avanço, como ainda no final do verão tinha referido o secretário de Estado Paulo Campos.

José Amado da Silva, presidente da Anacom, explicou ao TeK, na sequência das declarações do ministro, que o avanço do processo depende de "vários vectores" que não controla, razão pela qual não pode comprometer-se com uma data específica.

O serviço universal é neste momento prestado pela Portugal Telecom que depois da privatização da rede básica de telecomunicações manteve a tarefa, referente para já apenas às comunicações fixas de voz, embora a inclusão da banda larga no serviço universal seja um assunto em debate.

Enquanto prestador do serviço universal a PT tem de levar o telefone fixo a qualquer ponto do país, uma tarefa que a empresa já classificou como fonte de prejuízos. O valor anual desta prestação é aliás um dos pontos por resolver.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.