A Comissão Europeia deu hoje início a uma consulta pública para a recolha de contributos sobre as orientações de desenvolvimento do RFID. A medida visa ajudar o órgão executivo europeu a escolher um caminho que sirva os objectivos de competitividade da UE e de melhor qualidade de vida para os seus cidadãos, explica um comunicado.



No mesmo documento explica-se que a CE pretende com esta iniciativa evitar um desenvolvimento fragmentado deste tipo de tecnologias na Europa, razão pela qual preparou uma agenda de eventos nesta área, que agora entra na sua segunda fase.



A primeira fase pautou-se pela realização de um conjunto de workshops, ao longo dos últimos três meses, realizados para discutir e explicar o potencial do RFID, questões de privacidade e segurança acessórias e questões de interoperabilidade.



Neste segundo momento os interessados são chamados a visitar o site Your Voice in Europe, único ponto de recepção dos contributos, onde estão disponíveis um conjunto de questões sobre o RFID que ajudarão a CE a definir uma política nesta área.



Os primeiros resultados são esperados para Outubro deste ano, altura em que decorre uma conferência final onde serão apresentados os resultados dos vários workshops e recolhidos pontos de vista dos Estados-membros para criar uma comunicação que será depois colocada à consideração do Parlamento e Conselho Europeu.



Nota de Redacção [05-09-2006 16:05]: Numa nota divulgada recentemente a Comissão Europeia informa que estende até final do mês de Setembro o período da consulta pública sobre RFID, em marcha desde Julho. A apresentação de resultados mantém-se agendada para 16 de Outubro na conferência que o TeK já referia no artigo. Antes a CE fixava como prazo máximo para receber contributos o dia 17 de Setembro.


Notícias Relacionadas:

2005-07-17 - Microsoft desenvolve tecnologia RFID

2005-06-21 - IBM apresenta novos serviços na área de tecnologia RFID