A adjudicação dos contratos para a criação de Redes de Nova Geração (RNG) no norte, centro e sul de Portugal Continental será feita nos "próximos dias".

A promessa foi feita pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações durante um encontro promovido pela Ordem dos Economistas. "Posso já anunciar que a adjudicação das Redes de Nova Geração no que diz respeito a Portugal Continental - norte, centro e sul -, será realizada nos próximos dias", referiu António Mendonça, citado pela Lusa. Açores e Madeira ficam, por enquanto, de fora.

Durante a sua intervenção, o ministro salientou que as RNG permitiram "mobilizar para o investimento um conjunto relevante de empresas portuguesas neste sector [telecomunicações], desde os operadores de telecomunicações a fornecedores de tecnologia a empreiteiros de rede, onde se incluem centenas de micro, pequenas, médias e grandes empresas".

O responsável governamental já tinha anunciado em Novembro, durante o 19º Congresso da APDC, que os contratos relativos às RNG rurais deviam estar outorgados até ao final do primeiro trimestre de 2010.

No concurso para as RGN rurais o Governo definiu cinco regiões como prioritárias, pretendendo promover o investimento em infra-estruturas de nova geração em zonas consideradas menos atractivas economicamente para os operadores de telecomunicações.

Recorde-se que, em Outubro último, o jornal Público avançou que os consórcios onde a Portugal Telecom participava ficaram classificados em primeiro lugar em três dos concursos para redes rurais.

Na zona Centro a proposta conjunta da PT e da Visabeira tinha obtido 67,49 pontos, ficando em primeiro lugar, seguidas do Grupo DST, associado à Sonaecom.

Na região Norte a PT concorreu em consórcio com uma empresa do grupo Painhas, a Groupfix, enquanto na região Sul o consórcio foi feito com a Visabeira.

Segundo o jornal, os dois consórcios passaram à fase de negociação directa, tal como a DST, que concorre em consórcio com a Sonaecom, que terá ficado classificada em segundo lugar nos dois concursos. A Triplenet, associada à Oni, ficou de fora.

A proposta da Visabeira e da PT para a região Sul, que abrange o Alentejo e Algarve, recebeu uma pontuação de 62,01 pontos, enquanto a DST e a Sonaecom terão recebido uma pontuação de 40,97 pontos.

Para a zona Norte a pontuação do consórcio onde a PT participa foi de 67,1 pontos e a DST e Sonaecom classificaram-se com 57,17 pontos.