A convergência é finalmente uma realidade à qual as empresas devem adaptar-se sob pena de não conseguirem ser bem sucedidas no futuro. Irá dar lugar à criação de novas categorias de produtos e novos segmentos de mercado, revela o relatório Digital Convergence: The Trillion Dollar Challenge da Deloitte Consulting. De acordo com o documento a convergência digital será mesmo responsável pela modificação das estruturas de alguns sectores existentes "através de uma alteração das relações de poder existentes, modificando a matriz competitiva", refere o relatório.



São identificados como produtos da convergência, com impacto significativo na economia já hoje, a música online ou as aplicações suportadas em IP (Internet Protocol), já que cada uma delas "dá resposta a uma necessidade concreta dos consumidores e a maioria já permite gerar volumes de negócios significativos e ganhos efectivos", refere um comunicado. Entre estas aplicações sublinham-se as que são dirigidas a leitores de música digitais, telefonia fixa com vídeo, serviços de entretenimento, entre outras.



Estima-se que no futuro outros serviços baseados em voz sobre IP venham a assumir um papel destacado na economia, contribuindo para que a convergência gere em 2010 um volume de negócios de um milhar de milhão de dólares.



O documento acrescenta que a convergência está a ser conduzida por três tendências principais. Aqui inclui-se a proliferação da informação digital, que "cria uma base comum para manusear diversos tipos de informação através dos mesmos equipamentos e das mesmas técnicas de processamento".



Faz também parte da lista de tendências a "disseminação da conectividade entre as pessoas, que permite reunir diversa informação dispersa e alargar o valor e as possibilidades dos equipamentos para além das suas funcionalidades tradicionais" e finalmente os "constantes avanços na tecnologia, desde a maior autonomia das baterias à velocidade de processamento", conclui o documento.



Notícias Relacionadas:

2005-06-09 - Adesão das grandes empresas a VoIP será massiva até 2010


2005-01-05 - IDC pressagia para 2005 muita turbulência e fraco crescimento no sector das TI

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.