A Critical Software vai ser o principal fornecedor de software on-board para o conjunto de satélites Sentinel, parte integrante do programa European Earth Observation GMES - Global Monitoring for Environment and Security Space Component.

O valor dos contratos adjudicados à Critical rondam os quatro milhões de euros e irão envolver mais de 30 engenheiros da empresa portuguesa, em diferentes fases do desenvolvimento do projecto, durante os próximos dois anos.

Os Sentinel são a base do GMES Space Component, que está a ser criado sob a supervisão da Agencia Espacial Europeia, estando previsto que venham a fornecer informação sobre o modo como o planeta e o clima estão a mudar, o papel desempenhado pelo Homem nas alterações e como estas irão influenciar os hábitos diários das pessoas.

O GMES Space Component é constituído por cinco tipos de satélites novos, chamados Sentinels, que estão a ser desenvolvidos especificamente para a recolha de imagens por terra, mar e monitorização da atmosfera.

Os três primeiros Sentinels estão actualmente a ser desenvolvidos, estando o lançamento da Sentinel-1 programado para o final de 2012 e o Sentinel-1b (a sua réplica) uns anos mais tarde.

Tendo por missão a cobertura sistemática da superfície terrestre do planeta, para produzir imagens livres de nuvens sobre a Europa, o Sentinel-2e deverá ser lançado para o espaço no final de 2012.

O Sentinel-3, cuja missão visa determinar a topografia da superfície do mar, a temperatura da superfície da terra, deverá ser lançado em 2013.

A Critical Software é responsável pela validação e verificação independente (ISVV) de software de vários dos componentes do Sentinel-1 e, simultaneamente, está a desenvolver e irá implementar e integrar o software central do Sentinel-2. Para o Sentinel-3, a Critical Software já iniciou a fase de desenvolvimento do software on-board, que irá ser, igualmente, verificado e validado pela empresa.