O anúncio da operação da DE-CIX em Sines marca aquela que a empresa diz ser "uma expansão significativa da presença da DE-CIX em Portugal". A empresa já está instalada em Lisboa há cinco anos e tem serviços de interconexão em 55 locais na Europa, África, América do Norte, Médio Oriente e Ásia.

Com a extensão da plataforma distribuída DE-CIX de Lisboa para Sines vai poder apoiar a digitalização das empresas locais, com um acesso a ligações de alto desempenho e conectividade à cloud, reforçando também a oferta aos seus clientes na diversidade geográfica, resiliência e desempenho de rede.

"Sines está na iminência de se tornar um centro crucial para diversos sistemas submarinos, interconectando e servindo o Sul da Europa, com maior alcance para África e outros mercados europeus. Expandir a nossa presença no Sul da Europa para Sines aumentará a conectividade para Portugal e mais além", afirma Theresa Bobis, Diretora Regional do Sul da Europa na DE-CIX.

O novo Ponto de Presença da DE-CIX fica instalado no datacenter que está em desenvolvimento em Sines, um projeto da Start Campus que está posicionado numa localização estratégica para a conectividade intercontinental. Para além da infraestrutura, o datacenter de Sines conta com uma estação de amarração do cabo submarino Ellalink, rede terrestre diversificada e de elevada resiliência.

Investimento em infraestruturas, localização e cabos submarinos garantem a Portugal posição como centro de interligação global
Investimento em infraestruturas, localização e cabos submarinos garantem a Portugal posição como centro de interligação global
Ver artigo

Para os próximos anos estão previstas novas ligações que garantem conectividade direta de Sines com a América do Norte, Sul da Europa, África e Médio Oriente. Uma das ligações é o cabo Nuvem, da Google, que deverá garantir a primeira ligação direta entre Portugal e os Estados Unidos.

Em comunicado, Robert Dunn, CEO da Start Campus, afirma que "receber a DE-CIX no nosso SINES DC representa um marco significativo e testemunho da crescente importância de Sines como um centro de conectividade. Destaca-se que o centro de gravidade dos dados está a mover-se mais para o sul na Europa".

O SINES DC é o maior datacenter em desenvolvimento na Europa e o primeiro edifício, o SIN01, está pronto para funcionar, contando com 1,2 GW de acesso à rede elétrica totalmente garantidos. A infraestrutura recorre a uma solução de refrigeração que usa a água do oceano, e a organização destaca o foco na eficiência energética que diz que estabelecerá novos padrões na indústria.

Na próxima semana a DE-CIX vai apresentar um estudo sobre a conetividade na Península Ibérica, cuja divulgação vai acontecer na primeira edição da conferência Atlantic Convergence que terá lugar de 1 a 3 de outubro de 2024, em Lisboa.