A banda larga está em todo o país, com destaque para a região litoral do país. A situação não é nova, já que desde o quarto trimestre de 2006 a tecnologia chega a todas as centrais telefónicas com capacidade para a receber.

A alteração mais significativa desde essa data é a duplicação de infra-estruturas nas regiões mais densamente povoadas, relata a Anacom num documento disponibilizado hoje no seu site onde é feita uma representação gráfica da distribuição da tecnologia pelo país.

A informação é acompanhada de dados que revelam a existência de 1,853 centrais equipadas com DSLAM em Portugal continental. Nas regiões da Madeira e Açores praticamente todas as centrais se encontram também preparadas para fornecer a tecnologia. No país continuam a existir zonas sem banda larga, mas por incapacidade técnica de dotar as centrais das alterações necessárias para fornecer o serviço.

No que se refere ao número de alojamentos cablados, os números disponibilizados pelo regulador apontam para os 4,2 milhões, um valor que não representa de facto o total de alojamentos, já que os alojamentos das regiões mais populosas estão cobertos pela de rede de mais do que um operador.

Aos números do ADSL somam-se os números da banda larga fornecida pelas redes de distribuição de TV baseadas em FWA que no final do segundo trimestre tinham 18,6 mil clientes.

Veja a cobertura geográfica da banda larga com o TeK.

[caption]Mapa da benda larga[/caption]