Segundo a informação partilhada, esta parceria surge no seguimento de outras colaborações anteriores entre a operadora de telecomunicações e a Google e pretende-se que ajude a definir um roadmap para a indústria das telecomunicações, aproximando o poder da Cloud para os  dispositivos móveis e conectados na rede da Deutsche Telekom.

As infraestruturas de rede dos operadores de telecomunicações estão a ser redefinidas e a cloud é um dos modelos base para novos modelos, tirando partido da conectividade com maior elasticidade, alta capacidade, elevada largura de banda e baixa latência. “Os  fornecedores  de serviços de comunicação estão a procurar  cada vez mais soluções nativas de Cloud  para avançar na implantação de funções de rede e impulsionar a automação, elasticidade e a escalabilidade”, explica Thomas Kurian, CEO da Google Cloud, em comunicado

A parceria tem definidas várias etapas e a primeira vai concentrar-se na definição de serviços de rede principais, com teste de vários serviços, entre os quais o 5G Standalone na Áustria e funções de gateway de trabalho remoto aproveitando a Google Cloud e o Google Distributed Cloud Edge. Está também nos planos a análise de redem para melhorar o planeamento e optimização das operações, e a análise da experiência do cliente, com soluções de análise de dados, inteligência artificial e machine learning.

Já em 2021 a T-Systems da Deutsche Telekom juntou-se à  Google Cloud para criar e fornecer serviços  de Cloud soberana  a empresas alemãs, ao sector da saúde e empresas públicas. A primeira solução desenvolvida em conjunto já está disponível para os clientes da T-Systems.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.