Na sequência da proposta de regulação das tarifas de roaming recentemente apresentada pela Comissão Europeia, dez Estados-membros da União terão dirigido cartas ao executivo, opondo-se à medida. A notícia é avançada pelo jornal francês Les Echos que indica ser o governo francês um dos remetentes destas cartas.

A par do Estado francês também a Alemanha e o Reino Unido terão feito chegar a sua oposição à medida às mãos da Comissão Europeia. O jornal escreve que os vários países não se opõem directamente à criação de regulação para as tarifas em roaming mas sim à imposição de uma tarifa máxima.

Segundo a mesma notícia, as tarifas máximas deverão ser aplicadas apenas como último recurso, defendem os Estados. O Les Echos cita a carta enviada pelo Governo francês que terá alegado ser esta medida contra a regulação base das telecomunicações na Europa, podendo tornar-se limitativa da concorrência e da inovação.

Os Estados que agora mostram a sua oposição à nova iniciativa da Comissão Europeia apoiam um plano proposto anteriormente pelo Grupo de Reguladores Europeu, que previa a criação de uma monitorização dos preços de retalho e a sua indexação aos preços grossistas antes de impor medidas regulatórias ao roaming.

Os custos do roaming são um dos temas mais quentes do primeiro semestre na área das telecomunicações dada a intenção expressa pela Comissão Europeia de conseguir uma redução significativa nos preços pagos pelos cidadãos europeus quando se deslocam para outros países, especialmente dentro da União.

Notícias Relacionadas:

2006-06-28 - Viviane Reding revela propostas de alteração ao quadro europeu das comunicações electrónicas

2006-06-02 - Operadores europeus assinam acordo para redução das tarifas grossistas de roaming

2006-05-12 - Reguladores criticam intenções da CE relativamente aos preços de roaming

2006-02-09 - Novas regras para o roaming na UE entram em vigor na segunda metade de 2007