
O Governo procede esta sexta-feira à tarde à apresentação do diploma sobre as Redes de Nova Geração, que será depois colocado em processo de consulta pública.
Aprovada no final de Fevereiro, a legislação define o regime aplicável à construção, acesso e instalação de redes e infra-estruturas de comunicações electrónicas.
A medida, anuncia em meados do ano passado, introduz a obrigatoriedade de anunciar a realização de obras que viabilizem a construção destas infra-estruturas e são harmonizados os procedimentos que regulam a relação entre operadores e municípios, no que se refere à instalação de infra-estruturas aptas ao alojamento de redes de nova geração.
Visa ainda a criação, pela primeira vez, de um regime jurídico aplicável às Infra-estruturas de Telecomunicações em Loteamentos, Urbanizações e Conjuntos de Edifícios (ITUR), que terão de ser construídas logo durante a fase de loteamento ou urbanização. Nos edifícios torna obrigatória a instalação de fibra óptica.
O diploma será apresentado pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e o secretário de Estado adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, nas instalações do MOPTC.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Primeiras impressões: Nintendo Switch 2 oferece uma experiência portátil de nova geração -
App do dia
App Clearspace é uma espécie de dieta digital onde entram flexões e agachamentos -
Site do dia
Aumente a segurança e privacidade da navegação com a extensão Ghostery -
How to TEK
5 passos para trocar a foto de perfil por um GIF animado na conta Google
Comentários