A Direcção-Geral de Saúde (DGS) tem a partir de hoje em vigor um novo serviço de comunicação, a nível nacional, baseado em SMS que lhe permitirá informar mais rapidamente todas as autoridades da área da saúde quando ocorram situações que constituam ou possam vir a constituir ameaças para a saúde pública.



O novo sistema foi testado hoje com o envio de uma mensagem para os telemóveis de todas as autoridades de saúde cujo número constasse da base de dados da DGS. Esta entidade emitiu no passado dia 9 de Junho numa circular informativa acerca do seu novo serviço SMS onde apelava ao feedback dos visados acerca do funcionamento do mesmo.



"Através deste serviço a Autoridade de Saúde Nacional poderá fazer chegar, de forma imediata e em tempo real, uma mensagem a todas as autoridades de saúde sempre que se verificar ou suspeitar de uma situação que constitua ou possa vir a constituir uma ameaça para a saúde pública", justificava a DGS na circular.



Tendo em atenção os condicionalismos de um serviço de SMS, "nomeadamente no que se refere à dimensão do texto", a DGS acrescenta que os alertas enviados por SMS serão complementados, quando seja necessário, por informação veiculada através do sistema informático SARA ou do seu site, na área reservada às autoridades de saúde.



O objectivo é dar a conhecer as situações mais críticas ou possivelmente críticas a todas as autoridades de saúde e não apenas às situadas no local da ocorrência, segundo adiantou Pereira Miguel, director geral e alto comissário da saúde, em declarações à agência de notícias Lusa. A título de exemplo, o responsável explicou que o novo serviço poderá ser usado durante uma onda de calor ou, relativamente ao Euro 2004, sempre que se detecte uma situação irregular em termos de saúde pública.



Notícias Relacionadas:

2002-01-23 - Ensino à distância para jovens internados envolve 3 Ministérios