A Motorola e a japonesa NTT DoCoMo vão desenvolver telefones de terceira geração em parceria, que funcionarão mediante a tecnologia nipónica FOMA, mas serão compatíveis com as normas europeias, permitindo a sua utilização fora do Japão. Os terminais destinam-se ao sector empresarial e surgirão no início de 2005, anunciaram as empresas.



De aspecto idêntico a um PDA, os telemóveis resultantes da parceria agora anunciada entre a fabricante norte-americana e a segunda maior operadora móvel do mundo integram um browser que lhes permite mostrar páginas Web standard.



Os novos modelos são igualmente compatíveis com serviços de LAN (Local Area Network) e podem ser usados para ver ficheiros anexos de mensagens criados em Word, Excel ou PowerPoint, da Microsoft, também suportando Bluetooth.



Segundo os analistas, a parceria estabelecida beneficia no mercado as duas empresa, já que a DoCoMo consegue um forte poder negocial para estabelecer os preços dos terminais com os restantes operadores japoneses, enquanto a Motorola poderá fazer crescer a sua credibilidade como fabricante de telemóveis de terceira geração e aumentar as suas vendas.



Notícias Relacionadas:

2004-05-30 - "Os terminais são a última barreira para o sucesso do UMTS"

2004-04-28 - NTT DoCoMo lança serviço de roaming 3G para "turistas"

2004-01-29 - DoCoMo chega aos 2 milhões de assinantes de 3G