O Conselho de Ministros autorizou hoje a aquisição de serviços e bens para a criação de um sistema integrado de comunicações avançadas de voz, dados e vídeo no Ministério da Educação. O projecto integra com o Plano Tecnológico da Educação, que foi lançado há dois anos, e pode gerar poupanças significativas.

Este sistema vai ser suportado na rede de fibra óptica que já está a ligar as escolas e as entidades do ministério no âmbito do projecto de infra-estruturas do Plano Tecnológico da Educação (PTE).

João Trocado da Mata, coordenador do PTE, adiantou ao TeK que este serviço tem um grande potencial de redução de custos no ministério da Educação, garantindo VoIP (Voz sobre IP) em todas as escolas com comunicações a custo zero, para além de agregar a ligação para as redes móveis em dois ou três pontos.

O sistema permite ainda outros serviços de terceira geração, como a videoconferência e a tele-presença, que podem ser usados para evitar deslocações dos directores e chefias intermédias, mas também para permitir uma maior ligação aos pais que não podem deslocar-se às escolas, por exemplo nas reuniões de turma através de videoconferência.

Algumas destas potencialidades foram recentemente demonstradas por João Trocado da mata numa conferência promovida pela APDC no Museu da Electricidade.

Vai agora ser lançado o concurso público internacional para selecção do fornecedor deste serviço.

Fátima Caçador