O primeiro-ministro, António Costa, destacou hoje o exemplo da parceria entre a comunidade científica, na descoberta de novas vacinas contra a COVID-19, como inspiração para as potencialidades do cabo submarino ‘EllaLink’, que liga a Europa à América do Sul.

“Se estão hoje a desenvolver-se ainda várias vacinas, um pouco por todo o mundo, isso deve-se ao facto de a comunidade científica ter sido capaz de trabalhar em conjunto, sem fronteiras. Um país sozinho não teria desenvolvido a sua vacina”, sublinhou o chefe do Governo, na inauguração do cabo submarino 'EllaLink', no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), em Sines (Setúbal).

EllaLink: o cabo submarino que liga a Europa à América do Sul é hoje inaugurado
EllaLink: o cabo submarino que liga a Europa à América do Sul é hoje inaugurado
Ver artigo

Segundo o primeiro-ministro, o “exemplo que a comunidade científica nos deu de partilhar conhecimento, de partilhar dados, de trabalhar em conjunto” é o que “inspira precisamente aquilo que este cabo vai hoje tornar possível fazer no dia-a-dia e no futuro”.

“Esperemos que sem COVID-19, mas seguramente com imensas oportunidades que existem para avançarmos no conhecimento”, frisou durante o evento “Leading the Digital Decade” [Liderar a Década Digital], que decorre naquela cidade do litoral alentejano.

O ‘EllaLink’, que constitui a primeira ligação direta de alta velocidade por cabo submarino entre a Europa e a América do Sul, é considerado pela presidência portuguesa “uma infraestrutura essencial para a interconexão digital e a transmissão de dados entre os dois continentes”. O cabo fica ancorado em Sines, com ligação a Fortaleza (Brasil).

O evento “Leading the Digital Decade”, coorganizado pela presidência portuguesa e pela Comissão Europeia, decorre até quarta-feira, com a participação de representantes de "vários Estados-membros da UE, do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia, além de representantes do setor privado e da sociedade civil".

O encontro tem como objetivo “promover um debate alargado em torno da transformação digital da UE”, tendo como base os objetivos da Década Digital, iniciativa apresentada pela Comissão em março para garantir que todos os cidadãos europeus podem beneficiar do digital.

Também a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen disse que "o 'EllaLink' é mais do que um cabo, pois simboliza a nossa parceria renovada com a América Latina. Isto constitui um exemplo para os nossos envolvimentos com parceiros em todo o mundo", sublinhou, numa mensagem pré-gravada transmitida durante o "Leading Digital Decade" [Liderar a Década Digital], um evento coorganizado pela presidência portuguesa do Conselho da UE e pela Comissão Europeia.

Ursula von der Leyen disse ainda que o cabo vai impulsionar os negócios e a partilha científica e cultural entre ambos os continentes. "Mas, acima de tudo, vai garantir a segurança, a resiliência e estabilidade da internet global da qual as nossas economias e sociedades dependem", acrescentou. Para a presidente do executivo comunitário, o que "hoje mantém as economias europeias em funcionamento são não apenas as rotas comerciais, mas também os fluxos de dados", que requerem "infraestruturas estáveis, seguras e rápidas".

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.