A Nokia anunciou hoje que o seu serviço de email Ovi atingiu os 10 milhões de contas activadas, registando um crescimento de 9 milhões de utilizadores em menos de um ano.

A solução de email concebida para o acesso a partir dos telemóveis da marca tem registado especial acolhimento em países de mercados emergentes, que foram, desde a concepção do serviço, apontados como o principal alvo.

Segundo a fabricante, sete dos dez países com mais contas activadas são mercados emergentes e nestas regiões muitos utilizadores têm através do email Ovi a sua única identidade digital.

Países como a Indonésia, Vietname, Bangladesh e China são aqueles onde se regista maior número de activações da solução, que permite a criação de uma conta de correio electrónico gratuita, directamente a partir de um telefone Nokia, sem necessidade de recorrer ao computador - embora também possa ser acedido por essa via.

Os números agora apresentados ilustram o crescimento do número de utilizadores do serviço verificado nos últimos meses, que passou de 1 milhão de contas activadas em Agosto de 2009 para 10 milhões este mês.

O email Ovi está disponível em 26 idiomas, através dos modelos da marca que suportam o serviço ou do site, acessível através da Internet. Recentemente, a empresa anunciou uma parceria com a Yahoo, cuja tecnologia será integrada nos serviços de email e troca de mensagens instantâneas da Nokia.