A Emirates Airline lançou a nível comercial o primeiro serviço de conversações móveis a bordo. A integração dos sistemas necessários à oferta está avaliada em 27 milhões de dólares e refere-se apenas à instalação da tecnologia de conversações em toda a frota aérea da companhia.



A primeira chamada de voz a bordo foi feita no passado dia 21 de Março, a 30 mil pés de altitude, num voo que ligou o Dubai a Casablanca, através da tecnologia instalada pela companhia britânica AeroMobile.



A tecnologia que permite as conversações é activada automaticamente assim que o avião atinge os 20 mil pés de altitudes, altura em que é exibido um vídeo que informa os passageiros que a partir daquele momento é possível ligarem os seus telemóveis. Os passageiros recebem então uma mensagem escrita da AeroMobile que pede para os equipamentos serem colocados no modo silencioso.



A partir daí é possível enviar e receber SMS e efectuar até seis chamadas em simultâneo. Os passageiros que usufruírem do serviço terão de pagar uma taxa de utilização que poderá rondar os 4 dólares por minuto de conversação.



Para o final deste ano, a companhia aérea espera dotar os aviões de sistemas que permitam ainda a utilização de email BlackBerry e outras aplicações a correr sobre GPRS.



Notícias Relacionadas:

2007-12-21 - Passageiros da Air France podem enviar SMS a bordo

2007-12-10 - JetBlue garante acesso gratuito à Internet a bordo dos aviões