O projecto TeleAula: Poise (Pontes Online de Interacção, Sociabilização e Escolaridade) é hoje motivo para a assinatura de um protocolo de cooperação entre os Ministérios da Educação, da Ciência e da Tecnologia e da Saúde. Este projecto pretende garantir às crianças e jovens em situações de internamento prolongado as condições para que não sejam obrigados a interromper a sua ligação educativa.



Os recursos técnicos utilizados neste projecto, nomeadamente a tecnologia de videoconferência para ligações à distância e em tempo real, são viabilizados pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) vão estar desde hoje disponíveis no Hospital D. Estefânia em Lisboa e nas escolas envolvidas, nomeadamente a Escola do 1º ciclo nº 55 (Olivais Sul) e Escola 2º e 3º ciclos Eugénio dos Santos.



A unidade Acesso - acessibilidade a Cidadãos com Necessidades Especiais - e a uARTE - Unidade de Apoio à rede telemática educativa - do Ministério da Ciência e da Tecnologia ficam encarregues de garantir apoio a nível de equipamento e de comunicações, enquanto a Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL), organismo que pertence ao Ministério da Educação, deverá fornecer o suporte ao nível dos recursos humanos e de consumíveis. O Ministério da Educação, através do Hospital D. Estefânia, criará por sua vez as condições logísticas de espaço, mobiliário, aspectos organizacionais e de enquadramento.



Além da videoconferência para ligação às escolas que participam no projecto, os postos de trabalho instalados no Hospital terão ainda acesso à Internet, informa um comunicado do Ministério da Ciência e Tecnologia, permitindo também o contacto com os alunos da escola de origem dos jovens internados e ainda o apoio ao trabalho pedagógico.



A Internet é naturalmente um meio de comunicação privilegiado de doentes internados com o exterior. A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) tem vindo a desenvolver com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia um projecto de ciber-enfermarias precisamente para este fim (veja notícias relacionadas).

Notícias Relacionadas:

2001-03-20 - UTAD apela a hospitais para criarem ciber-enfermarias