A Fundação Vodafone associou-se aos neurologistas e pediatras do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental no desenvolvimento de um sistema de monitorização remota de epilepsia pediátrica, plataforma hoje apresentada no Hospital de Egas Moniz.



Este sistema recorre às comunicações móveis e a uma aplicação informática que permite aos médicos a interacção e visualização de exames como vídeo-EEG ou vídeo electroencefalograma a partir de um computador ou PDA, à distância e a qualquer momento, esteja dentro ou fora do hospital, em Portugal ou no estrangeiro.



http://imgs.sapo.pt/gfx/446751.gif
A aplicação informática associada ao sistema permite ainda seleccionar as imagens do traçado EEG e da crise epiléptica e enviá-las por Internet ao médico neurofisiologista que será previamente alertado por uma SMS ou chamada telefónica. Após este contacto, o médico pode analisar as imagens dos exames através do computador ou PDA.



A rapidez de diagnostico que esta solução oferece permite uma tomada de decisão mais precoce, aumentando o número e a capacidade de sucesso das intervenções cirúrgicas a crianças que padecem desta doença.



Paralelamente, o sistema de monitorização remota de epilepsia pediátrica não obriga a imobilização da criança numa cama do hospital durante os períodos de internamento uma vez que são utilizadas comunicações sem fios para monitorizar as situações clínicas, o que não acontecia, uma vez que, de acordo com a Fundação Vodafone, "até agora, esses exames têm sido geralmente realizados e transmitidos por um sistema de eléctrodos acoplados à cabeça dos doentes e ligados por um sistema fixo de cabos para transmissão do sinal EEG".



Nesta fase inicial do projecto estão incluídos dois hospitais do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, nomeadamente o Hospital de S. Francisco Xavier e Hospital de Egas Moniz. A Fundação Vodafone, que é responsável pelo desenvolvimento da plataforma informática e do sistema de comunicações móveis, garante ainda todos os custos financeiros envolvidos na compra dos equipamentos, assim como o funcionamento do sistema durante um ano.



Notícias Relacionadas:

2007-02-07 - Projecto SMS Aluno junta Universidade do Minho e Fundação Vodafone