A PT Inovação, a Universidade de Aveiro e o Instituto das Telecomunicações apresentam hoje um protótipo industrial de caixa ONT em Aveiro. Trata-se de "um equipamento óptico de elevado desempenho que permite levar até casa das pessoas a Internet em fibra óptica com velocidades até 10Gb/s", explica a nota.

As previsões da UA apontam para que o equipamento, que levou 18 meses a desenvolver, chegue ao mercado dentro de aproximadamente um ano.

Quando lançou o serviço de fibra a PT revelava que a caixa ONT que necessariamente tem de ser instalada em casa do cliente seria numa primeira fase fornecida pela Huawei e pela Alcatel, mas adiantava já na altura que a PT Inovação também estava a trabalhar na tecnologia e a fabricar as caixas em Águeda, na HFA.

Na nota da Universidade de Aveiro também se confirma que a PT já assegura uma oferta alargada de equipamento e acessórios para as redes de nova geração em fibra óptica (GPON - Gibabit Passive Optical Network), através da PT Inovação. Neste leque inclui-se um ONT que suporta oferta de fibra até 1Gb/s.

Citado pelo Diário de Notícias na edição de hoje sobre o mesmo assunto, Carlos Salema, do Instituto das Telecomunicações admitiu também que quem tem hoje em casa uma rede de fibra ainda não consegue tirar todo o potencial dessa infra-estrutura por várias razões, ligadas ao consumo e à oferta de serviços.

"Ter uma rede de nova geração em casa é como ter uma bicicleta para andar numa auto-estrada", defende.

De acordo com a Lusa, o equipamento que será hoje apresentado vai ser produzido para o mercado nacional e pode também destinar-se à exportação.