A Ericsson é um dos fornecedores da Vodafone no processo de migração da sua rede de terceira geração para HSDPA, anunciou a empresa de telecomunicações em comunicado. No documento a Ericsson explica que assegura serviços ao operador móvel nas localizações onde a tecnologia está já disponível: Lisboa, Cascais, Funchal, Ponta Delgada e zonas urbanas do Algarve.
A Vodafone disponibiliza HSDPA desde Março deste ano, embora numa primeira fase apenas para um grupo restrito de utilizadores, que acabaram por testar o serviço antes da sua disponibilização generalizada.
O lançamento comercial do serviço teve lugar na semana passada e para já limita-se aos dados, uma vez que não estão ainda disponíveis no mercado telemóveis que suportem a tecnologia, apenas placas de dados.
Para este tipo de comunicações está disponível uma largura de banda de 1,8 Mbps, embora a rede esteja já preparada para oferecer 3,6 Mbps, velocidade que será disponibilizada logo que os equipamentos o permitam.
Além dos locais onde já disponibiliza HSDPA a Vodafone estender a cobertura do serviço até Junho para Porto, Braga, Coimbra, Aveiro, Leiria, Setúbal, Beja, Évora e Portalegre. As restantes zonas urbanas do continente e ilhas serão cobertas até final do ano.
Notícias Relacionadas:
2006-03-22 - Modernização da rede da Optimus entregue à Ericsson
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários