Embora a experiência de comunicação em redes 3G aumente já de forma exponencial a velocidade nas redes móveis, prevê-se em breve o alargamento até aos 14 Mbits através da tecnologia HSDPA. A Ericsson é uma das empresas que já está a utilizar a tecnologia em sistemas experimentais com vários clientes, prevendo o seu lançamento comercial para o segundo semestre de 2005.



Designada já pelos técnicos como a terceira geração e meia (3,5G), a tecnologia HSDPA (High Speed Downlink Packet Access) funciona sobre redes 3G, garantindo o alargamento das velocidades de comunicação de dados, como aconteceu com o GPRS para as redes GSM.



Segundo comunicado, a Ericsson "acredita que a grande procura de acesso em banda larga e o forte crescimento da penetração dos computadores portáteis, combinado com a mobilidade total e a vasta área de cobertura das redes WCDMA constitui já hoje uma oportunidade de negócio atraente para os operadores".



A empresa assegura que os seus produtos WCDMA já estão preparados para o futuro em termos de tecnologia de vanguarda, pelo que os equipamentos fornecidos desde o ano 2000 "são facilmente actualizáveis para HSDPA".

Notícias Relacionadas:

2004-09-15 - T-Online testa tecnologia wireless 10 vezes mais rápida que UMTS

2004-07-21 - Aumento de investimento dos operadores móveis impulsiona subida de lucros da Ericsson

2004-05-05 - Motorola mostra tecnologia no novo centro de inovação europeu

2001-10-29 - 3GPP com novas especificações de telecomunicações de terceira geração móvel